Salvador: Baratas fazem Vigilância Sanitária interditar restaurantes em shopping
Para a reabertura do restaurante é necessário que o proprietário realize a readequação do local
O restaurante de comida italiana, chamado IL Forno, localizado no Shopping Paralela, foi interditado por fiscais da Vigilância Sanitária, nesta sexta-feira (26). A ação foi motivada após a denúncia de um consumidor sobre irregularidades no espaço de produção e estoque do estabelecimento.
Segundo a assessoria do órgão, uma série de fatores, tais como condições higiênico-sanitárias do restaurante são insatisfatórias, acondicionamento inadequado de alimentos, uso de utensílios sem o devido cuidado com a higienização, estrutura elétrica exposta, além de infestação de insetos, levaram o estabelecimento a ser interditado.
De acordo com a chefe do setor de alimentos da Vigilância Sanitária, Kátia Resak, as condições de higiene e o acondicionamento de alimentos são fundamentais em um estabelecimento deste gênero.
—A presença de baratas pode acarretar na contaminação dos alimentos por microorganismos patogênicos como bactérias, vírus e fungos, sendo fonte de agravos à saúde. Em locais de grande aglomeração de estabelecimentos, como é o caso dos shoppings, é preciso que os mesmos adotes medidas conjuntas de controle de vetores para evitar que os insetos migrem entre as cozinhas, estoques e locais de manipulação de alimentos.
Para a reabertura do restaurante é necessário que o proprietário realize a readequação do local e solicite uma nova visita da Vigilância para verificar se o restaurante está em conformidade com as normas exigidas pela legislação sanitária vigente.
Na quinta-feira (25), o órgão também interditou um restaurante de culinária japonesa, chamado Bonzai, localizado no mesmo shopping, por apresentar infestação de baratas. Após a dedetização química e orientações dos técnicos sanitários, o estabelecimento foi reaberto e funciona normalmente.
O cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do Disque Saúde 160, motivando as fiscalizações por parte do poder público.
Do R7
Post a Comment