Goiano cria plataforma que compara preços de materiais de construção
Objetivo é facilitar o trabalho do consumidor durante construção e reforma.
Ferramenta já tem cadastradas 10 lojas de Goiânia e Região Metropolitana.
Uma plataforma desenvolvida pelo administrador de empresas de Goiânia Glauco Almeida de Oliveira, de 31 anos, tem o objetivo de facilitar o trabalho de quem precisa construir, ampliar ou fazer apenas pequenos serviços de reforma em casa. Chamada de Valor da Construção, ela possibilita que o usuário pesquise preços de materiais de construção em estabelecimentos diferentes. Com isso, a expectativa é aumentar o volume de negociações e, consequentemente, reduzir o valor dos produtos para o consumidor.
A ferramenta é uma startup, ou seja, formada por um grupo de pessoas que desenvolvem uma ideia considerada inovadora, desenvolvendo plataformas ou empresas estruturada basicamente na internet. A ideia de montar a Valor da Construção surgiu após Glauco sentir na pele a dificuldade em se fazer orçamentos de materiais de construção. “Eu construía casas de maneira independente para revender para pessoas do programa Minha Casa Minha Vida. Então, todo dia, tinha que ficar indo em várias lojas pesquisar os preços, sendo que só em Goiânia e Região Metropolitana tem aproximadamente mais de 2 mil lojas”, disse.
A ideia da startup, inicialmente, é fazer com que as lojas se cadastrem no site e divulguem os preços de suas mercadorias. Assim, quando o consumidor for fazer o orçamento de sua lista de materiais para construção, ele consegue comparar o preço em algumas lojas, sem sair de casa. A ideia é que pessoas que não tinham tanto contato com o setor passem a fazer as pesquisas e compras, movimentando ainda mais o setor.
“Isso ajuda principalmente o pequeno consumidor, aquele que está fazendo um puxadinho ou uma pequena reforma em seu banheiro. Facilita para quem trabalha a semana inteira até as 18h e não tem tempo de fazer os orçamentos. Agora, ele vai poder fazer a cotação 24 horas por dia”, explicou Glauco.
Desafios
Além de Glauco, que é o idealizador e CEO da startup, a Valor da Construção conta com mais três sócios investidores e quatro colaboradores, que desenvolvem a área de tecnologia da informação e também design. Já com 10 lojas cadastradas, a expectativa é que já nos próximos meses o site receba uma média de 5 mil internautas mensalmente.
Além de Glauco, que é o idealizador e CEO da startup, a Valor da Construção conta com mais três sócios investidores e quatro colaboradores, que desenvolvem a área de tecnologia da informação e também design. Já com 10 lojas cadastradas, a expectativa é que já nos próximos meses o site receba uma média de 5 mil internautas mensalmente.
O administrador de empresas afirma que sua startup tem o apoio da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac-GO) e também do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). “Isso mostra que toda cadeia da construção tem boas expectativas com relação à startup, porque pode servir de base para balizar o segmento, mostrando onde está se comprando mais, quais materiais e qual o preço médio”, disse Glauco.
Entretanto, mesmo com essa boa previsão, ele afirma que encontrou algumas dificuldades no projeto. A maior resistência, aponta, foi convencer os comerciantes a divulgarem os preços de seus produtos na internet, onde a concorrência poderia ver. “O empresário não precisa ter medo de expor seu preço, porque o próprio mercado já tem táticas para sondar o preço do outro”, enfatizou.
Ainda de acordo com Glauco, a Valor da Construção não é focada já no cliente fixo que as lojas de materiais para construção, e sim proporcionar que os comerciantes consigam novos clientes por meio da internet. “Além de ser uma ferramenta de busca de preços, a startup também é uma forma de divulgação, um canal de publicidade da empresa”, defende.
Do G1 GO
Post a Comment