Enem: o que estudar, faltando uma semana para as provas
Já sabe como focar os estudos nos dias que antecedem as provas? O DG convidou três professores para dar dicas de como aproveitar bem o tempo que ainda resta para se preparar
A uma semana das provas do Enem, os candidatos que pretendem garantir uma vaga na universidade pelo ProUni não tem tempo a perder. Manter a tranquilidade e focar nos principais assuntos é o segredo para aproveitar bem os dias que antecedem o exame, que ocorre em 8 e 9 de novembro.
De olho em uma vaga para o curso de Nutrição, Ingrid Machado Fagundes, 17 anos, não dá bobeira nos estudos. Aluna do Pré-vestibular e Enem Popular (Pop) pela manhã, ela cursa o 3º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, à tarde, e tem uma rotina de estudos focada na prova.
_ A rotina é maçante mas não dá para estudar tudo num dia só, manter a tranquilidade é o mais importante. No final de semana estudo menos e tento descansar _ ensina.
Abaixo o Diário Gaúcho apresenta cinco dicas para tornar mais produtivos os últimos dias de estudo. Abaixo confira as orientações do professor de física do Unificado, Adrô Lara, professor de biologia do Pré-vestibular e Enem Popular (Pop), Ricardo Bertoni e professor de português e inglês do curso de Letras da Faculdade Anhanguera, polo Zona Sul, Sérgio Gré Junior.
O tipo de texto e o tamanho das questões do Enem assustam muitos candidatos. Leia provas anteriores para ir se acostumando ao vocabulário e estilo das perguntas.
_ As questões são muito interpretativas, as vezes tem que todo o texto para responder uma questão sendo que algumas respostas estão nas entrelinhas _ explica Sérgio.
O mesmo vale para o tema da redação, que exige argumentação.
_ A redação do Enem é altamente argumentativa e muitos não estão acostumados e colocar seus argumentos de forma precisa _ orienta.
Outra dica de ouro: saiba o que está em alta nos noticiários e assuntos da atualidade. O assunto é sempre uma surpresa mas nunca foge de um tema atual. Leia jornais e revistas.
_ As questões são muito interpretativas, as vezes tem que todo o texto para responder uma questão sendo que algumas respostas estão nas entrelinhas _ explica Sérgio.
O mesmo vale para o tema da redação, que exige argumentação.
_ A redação do Enem é altamente argumentativa e muitos não estão acostumados e colocar seus argumentos de forma precisa _ orienta.
Outra dica de ouro: saiba o que está em alta nos noticiários e assuntos da atualidade. O assunto é sempre uma surpresa mas nunca foge de um tema atual. Leia jornais e revistas.
2) Na hora do estudo, se desconecte do resto
Não existe uma receita mágica para tempo de estudo. O professor Sérgio aposta no foco, estudo preciso. Neste caso, duas ou três horas já é suficiente.
_ Tem que se desconectar de todo o resto, é um processo de imersão.
Para Ricardo, o ideal é fazer estudos não muito longos, porém diários.
_ É bom refazer as questões de anos anteriores para adquirir certa experiência no estilo das questões do Enem também é uma boa dica. No mais, manter a tranquilidade e focar no que se tem um prévio conhecimento ajuda a fixar boa parte do conteúdo.
_ Tem que se desconectar de todo o resto, é um processo de imersão.
Para Ricardo, o ideal é fazer estudos não muito longos, porém diários.
_ É bom refazer as questões de anos anteriores para adquirir certa experiência no estilo das questões do Enem também é uma boa dica. No mais, manter a tranquilidade e focar no que se tem um prévio conhecimento ajuda a fixar boa parte do conteúdo.
3) Relacione o conhecimento ao cotidiano
A essa altura é difícil que alunos consigam aprender coisas novas, acredita o professor Adro Lara.
_ O Enem tem o conteúdo de uma carreira escolar, do ensino médio inteiro.
No que diz respeito a disciplina de física, orienta que os alunos estejam atentos a assuntos como eletricidade, ondas, termologia e termodinâmica, além de mecânica, energia e transformação de energia.
O aluno deve focar em conceitos e em coisas do cotidiano que se ligam a eles. É mais fácil tentar relacionar o conteúdo ao cotidiano. Nesta semana antes da prova, se o aluno tentar aprender conteúdos novos só vai gerar insegurança.
_ O que não sabe, não sabe mais, tem que focar no que ele sabe. O aluno tem que manter a rotina que teve durante o ano.
_ O Enem tem o conteúdo de uma carreira escolar, do ensino médio inteiro.
No que diz respeito a disciplina de física, orienta que os alunos estejam atentos a assuntos como eletricidade, ondas, termologia e termodinâmica, além de mecânica, energia e transformação de energia.
O aluno deve focar em conceitos e em coisas do cotidiano que se ligam a eles. É mais fácil tentar relacionar o conteúdo ao cotidiano. Nesta semana antes da prova, se o aluno tentar aprender conteúdos novos só vai gerar insegurança.
_ O que não sabe, não sabe mais, tem que focar no que ele sabe. O aluno tem que manter a rotina que teve durante o ano.
4) Evite frustrações ao fazer exames anteriores
É preciso cautela ao refazer questões de provas anteriores. Para Adro Lara, os testes são mais aconselháveis a quem já tem uma boa base do conteúdo para evitar frustrações.
_ O aluno não pode achar que a prova vai ser igual. Se começar a errar ele pode se desesperar, começa a achar que não sabe, mas a prova não será a mesma. É só para ter uma base.
Na avaliação dele, se você ainda não se sente seguro, vale mais a pena focar no conteúdo e reler as anotações.
_ O aluno não pode achar que a prova vai ser igual. Se começar a errar ele pode se desesperar, começa a achar que não sabe, mas a prova não será a mesma. É só para ter uma base.
Na avaliação dele, se você ainda não se sente seguro, vale mais a pena focar no conteúdo e reler as anotações.
5) No sábado, fuja dos gabaritos extraoficiais
Não consulte os gabaritos extraoficiais que são liberados no sábado.
_ O aluno não ganha nada com isso, se ele ver que errou vai ficar chateado, e se acertar, vai ver que não fez nada mais que a obrigação. De qualquer forma ele não vai saber se acertou questões fáceis ou difíceis. Isso desestimula o candidato.
Também não se apavore se outros candidatos saírem mais cedo que você. Para fazer uma boa prova, o candidato precisa de todo o tempo disponível.
por Jeniffer Gularte
_ O aluno não ganha nada com isso, se ele ver que errou vai ficar chateado, e se acertar, vai ver que não fez nada mais que a obrigação. De qualquer forma ele não vai saber se acertou questões fáceis ou difíceis. Isso desestimula o candidato.
Também não se apavore se outros candidatos saírem mais cedo que você. Para fazer uma boa prova, o candidato precisa de todo o tempo disponível.
por Jeniffer Gularte
Post a Comment